Publicado em 13/12/2016

Rio Sem Homofobia recebe Secretaria Nacional de Articulação Social

Representantes do movimento social LGBT também apresentaram demandas ao Governo Federal.

No dia 09 de dezembro, a equipe de gestão do Programa Rio Sem Homofobia recebeu o diretor do Departamento de Diálogos Sociais, da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, João Mendes da Rocha Neto. O encontro teve objetivo de apresentar as políticas públicas voltadas para cidadania LGBT implementadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Programa Rio Sem Homofobia, da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos, em parceria com diversas secretarias e órgãos públicos de todo Estado.

Na reunião, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, e a equipe de coordenação dos Centros de Cidadania LGBT e do Disque Cidadania LGBT, apresentaram resultados e desafios para a continuidade das políticas públicas e do Programa Rio Sem Homofobia. Foi solicitado apoio do Governo Federal para a manutenção dos serviços de atendimento a população LGBT do Estado do Rio de Janeiro.

No encontro, o movimento social LGBT apresentou diversas demandas de políticas públicas para o enfrentamento à discriminação e para a promoção da cidadania LGBT nas áreas de saúde, trabalho, educação, segurança, legislação e justiça.

Na reunião com a sociedade civil estiveram presentes representantes das entidades: Grupo Arco-Íris, Rede Sul Fluminense de Cidadania LGBT, UMA LGBT-Rio, Grupo Transdiversidade Niterói, Conselho Estadual LGBT, Conselho Municipal LGBT de Niterói, Grupo Pela Vida – RJ, Rede Jovens em HIV-AIDS do Rio, Grupo Afro Reggae, Comitê de Políticas da Diversidade do Rio.

Os dois encontros foram articulados pela Deputada Federal Laura Carneiro, que foi representada por sua assessora Denise Carvalho.