Publicado em 18/01/2017

Rio Sem Homofobia recebe novo coordenador de Políticas LGBT de São Pedro da Aldeia

Cidade é a primeira da Região dos Lagos a criar uma Coordenadoria Municipal LGBT

No dia 12 de janeiro, o coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, recebeu o jovem ativista LGBT de São Pedro da Aldeia Victor Jotha, que foi nomeado pelo prefeito do município, Claudio Chumbinho, para atuar como coordenador municipal de Políticas Públicas para LGBT. A coordenadoria, que é a primeiro órgão na Região dos Lagos, está vinculada a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O Rio Sem Homofobia é coordenado pela da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

O coordenador LGBT de São Pedro da Aldeia apresentou as demandas de seu município para enfrentar a discriminação e para promover a cidadania da população LGBT. Foram pactuados alguns compromissos entre a gestão estadual e municipal, como o apoio técnico do Programa Rio Sem Homofobia para a construção do plano municipal de politicas públicas "São Pedro da Aldeia pela Cidadania LGBT"; parceria para o atendimento a LGBT em demandas de cidadania e discriminação; e articulação de um programa de formação continuada de servidores públicos municipais para o atendimento qualificado à população LGBT, especialmente nas áreas assistência social, educação, saúde e guarda municipal.

Para o superintendente e coordenador Cláudio Nascimento, “a Prefeitura de São Pedro da Aldeia ganhará muito na construção dessa agenda de cidadania, ainda mais sobre a liderança do ativista Victor Jotha, jovem dinâmico, trabalhador e comprometido. Estaremos juntos nessa jornada para fazer a cidade avançar na promoção cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e de valores que reconheçam a diversidade humana".