Página inicial / sobre o RSH / o programa

Sobre o RSH

O Programa

Após anos de obscurantismo e negação de direitos à comunidade LGBT, esta população passa a ter atenção do poder público estadual. Uma das reivindicações do Movimento LGBT era para que as políticas públicas dirigidas aos LGBT deixassem de ser ações pontuais e incipientes, ou seja, deixassem de ser frágeis e sem continuidade.

Por isso, o Governo do Rio designou um órgão para articular, desenvolver e acompanhar as políticas públicas para LGBT. Por isso, em março de 2007 a SuperDir | SEASDH passa, entre outras responsabilidades, a cuidar do enfrentamento da homofobia e a promoção da cidadania LGBT.

Para implementar ações nesta área, foi criado o Programa Estadual Rio Sem Homofobia com o objetivo de estabelecer ações e metas, bem como monitorar e avaliar a implementação, nas diversas secretarias, das diretrizes do programa fluminense – inspirado no Brasil Sem Homofobia.

O que é o Programa Estadual Rio Sem Homofobia?

O Programa Rio sem Homofobia, coordenado pela SuperDir | SEASDH, visa combater a discriminação e a violência contra LGBT e promover a cidadania desta população em todo território fluminense, respeitando as especificidades desses grupos populacionais.

É através de disseminação de informações sobre direitos e sua defesa que o programa atua no combate à homofobia; além da produção, implementação e monitoramento de políticas públicas transversais, isto é, em todas as áreas de governo, a fim de promover a cidadania LGBT.